Para melhor entender os benefícios que são obtidos com a digitalização vamos fazer um comparativo entre arquivos mantidos em papel e os arquivos obtidos pela digitalização dos documentos.


Arquivo de papel:

  • Necessidade de grandes espaços para armazenamento;
  • Trabalho moroso e desgastante na recuperação da informação;
  • Muitos cuidados na manutenção da mídia – traças, umidade, fogo etc;
  • Necessidade de se deslocar ao local de armazenamento para consulta;
  • Rotinas complicadas para atualização das informações;
  • Inviável geração de cópias de segurança do material armazenado.


Arquivo digitalizado:

  • Espaço mínimo para manter arquivos digitalizados;
  • As informações podem ser instaladas no computador, no servidor de sua rede interna ou na nuvem;
  • Em 1 "megabyte" é possível armazenar até 35 documentos digitalizados;
  • Possibilidade de consulta via Internet descentralizando a informação;
  • Rotinas que permitem anexar (logicamente) documentos novos a processos já digitalizados;
  • Baixo custo de cópias do material já digitalizado permitindo guarda mais segura e distribuição de cópias.